Turbidez na água faz ETAs operarem com a capacidade reduzida em Gaspar

A Prefeitura de Gaspar, por meio do Samae, informa que por conta das fortes chuvas ocorridas durante a madrugada desta quarta-feira (18) em todo o Vale do Itajaí, houve um aumento dos níveis de turbidez na água do Rio Itajaí-Açu. Porém, de acordo com a autarquia, o sistema de tratamento e distribuição de água foi restabelecido e todos os reservatórios que abastecem as regiões do município estão cheios.

Entretanto, as Estações de Tratamento de Água (ETA’s) I e II operam com a capacidade reduzida. Por esse motivo, a população deve evitar o desperdício de água para que não ocorra desabastecimento total. As ETA’s I e II abastecem os bairros: Centro, Margem Esquerda, Lagoa, Arraial, Gasparinho, Gaspar Grande, Coloninha, Figueira, Santa Terezinha, Gaspar Mirim, Poço Grande, Macucos e Bela Vista.

Alta Turbidez

A turbidez é um dos parâmetros de qualidade para avaliação das características físicas da água bruta e da água tratada. Com a alta presença de materiais sólidos em suspensão, por conta das fortes chuvas, as Estações de Tratamento diminuem sua capacidade para que a água continue sendo tratada com qualidade.

Problemas, dúvidas ou sugestões podem ser esclarecidos nos canais de atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13:00h às 17h. O número do WhatsApp (47) 3091-2095.

Falta de água 

Além disso, o Samae informa que a partir das 8h desta quinta-feira, dia 19, a Celesc inicia a execução de uma nova subestação de energia do sistema de bombeamento de água na rua Barão do Rio Branco, no bairro Santa Terezinha. Por esse motivo, será necessário desligar o sistema e haverá a despressurização das redes da região e pode faltar água. O Samae Gaspar pede a compreensão da comunidade para evitar o desperdício de água.

 

FONTE : JORNAL METAS

Deixe um comentário