Boletim sobre o abastecimento de água em Blumenau – dia 17 de janeiro Samae Blumenau

O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto – Samae Blumenau informa a diminuição dos níveis de turbidez na água do Rio Itajaí-açu durante a madrugada desta terça-feira, dia 17. A nova análise apontou 510 NTU, às 6h.

Regiões mais altas no bairro da Velha e Itoupava Seca com problemas de intermitência de água foram abastecidas. Fortaleza e Itoupava Central o abastecimento está sendo restabelecido e os nossos caminhões pipa também estão ajudando neste processo.

A ETA II está a operando com capacidade máxima de tratamento de água e a ETA I permanece com 50%.

Devido ao aumento das temperaturas durante o dia, o consumo aumentará e as residências que não possuem caixa d’água ou condomínios sem cisternas poderão perceber intermitência durante alguns períodos do dia.

Por isso, a autarquia sempre reforça a orientação para a população evitar o desperdício de água.Lembrando que o problema foi ocasionado por fortes chuvas ocorridas na última semana no Médio, Alto e Vale do Itajaí

A autarquia agradece os blumenauenses que ajudaram neste período utilizando a água de forma consciente para que todas as famílias pudessem ter água potável em suas casas.

Problemas, dúvidas ou sugestões podem ser esclarecidas em um dos nossos canais de atendimento listados abaixo:

Manutenção: atendimento 24h pelo Tele 115 e (47) 99997-1621 (somente para mensagens).

Ouvidoria : atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. O número do WhatsApp (47) 9997-6915 (somente para mensagens) funciona das 8h às 22h.

Investimentos em 2023 na captação e tratamento de água

Em 2023, está previsto o início das obras de construção de um novo sistema de abastecimento de água, incluindo a ampliação da captação de água bruta do Rio Itajaí-açu e da Estação de Tratamento de Água (ETA II), aumentando a capacidade total de abastecimento na cidade em 40%. Serão investidos U$26 milhões recursos oriundos do Banco para o Desenvolvimento da Bacia do Prata (Fonplata)

Um novo reservatório com capacidade de armazenamento de 10 milhões de litros de água tratada também será construído na ETA II ampliando a capacidade de adução para os bairros e reduzindo a intermitência. A previsão para a licitação da obra de Ampliação e Captação de água bruta é para fevereiro ou março e da ETA II para julho 2023.

A captação de água bruta, atualmente feita dentro da Usina do Salto, será transferida para o remanso natural existente nas proximidades da ETA II, um dos objetivos é reduzir o material particulado na água que será tratada. Esta obra também contemplará um novo sistema de Captação e Adução de água bruta para ETA II com pré-filtragem e desarenação, possibilitando que em situações de alta turbidez na água captada no Rio Itajaí- açu as partículas maiores que 2 mm fiquem retidas, diminuindo a entrada desses materiais nos equipamentos.

Já a nova Estação de Tratamento de Água, proporcionará aumento na capacidade de tratamento dos atuais 940 l/s para uma vazão máxima de 1.600 l/s. O incremento, atenderá a demanda total de consumo da população atendida pela ETA II, inclusive, em momentos onde houver a necessidade da redução da vazão de tratamento, devido aos altos índices de turbidez do Rio Itajaí-açu.

FONTE : SECOM BLUMENAU 

Deixe um comentário