Delegacia de Proteção à Mulher, Criança, Adolescente e Idoso, DPCAMI de Blumenau já protocolou mais de 900 pedidos de Medidas Protetivas, somente em 2022”.

Feminicídio ocorrido em Blumenau foi o primeiro de vítima com Medida Protetiva ativa.

O feminicídio ocorrido nesta manhã de quinta-feira, 22, no bairro Escola Agrícola, em Blumenau, chama atenção pela brutalidade do caso e pelo fato da vítima estar com Medida Protetiva vigente em seu favor. Este foi o primeiro caso de feminicídio de vítima com Medida Protetiva ativa em seu favor. Somente neste ano, a Delegacia de Proteção à Mulher, Criança, Adolescente e Idoso de Blumenau,encaminhou mais de de 900 pedidos ao Poder Judiciário de Medidas Protetivas, relacionadas à violência doméstica. Nas solicitações, constam o afastamento do lar e a necessidade de distanciamento mínimo entre autor e vítima. Além disso, cerca de 600 inquéritos já foram instaurados para investigar as circunstâncias dos casos de violência doméstica ou para apurar os crimes sexuais perpetrados geralmente em ambiente familiar .

A delegada Patrícia Zimmermann Davila coordenadora das DPCAMIs do Estado explica que o número de mulheres salvas diariamente pelas Medidas Protetivas é enorme, pois as estatísticas apontam uma diminuição considerável no número de óbitos de mulheres com a adoção dos procedimentos judiciais. “A medida protetiva auxilia na proteção das vítimas, mas é preciso que se mantenha atenção quanto ao seu cumprimento e comunicar à polícia ou ao poder judiciário qualquer situação que importe em quebra da medida”, disse.

Além disso, a delegada afirma que o trabalho especializado nas delegacias é feito em parceria com outros órgãos municipais e estaduais, como Conselhos Tutelares, Centros de Assistência Social, entre outros. As vítimas podem, inclusive, ser abrigadas em casas de acolhimento, até cessarem os riscos. “Nas situações de risco é muito importante que a vítima seja abrigada em lugar seguro para evitar o contato com o agressor que, dependendo do risco que oferece à integridade física ou à vida da vítima, pode ser preso preventivamente. Outros casos que demandam atenção especial são os envolvendo uso de álcool ou drogas, que afloram as atitudes violentas”, disse.

Sobre o crime

De acordo com informações de testemunhas, o crime teria acontecido na frente dos três filhos do casal, de 5,3 e 1 ano. O homem teria invadido a casa, arrombando a porta, e desferido vários golpes de faca na vítima, que caiu no chão da sala.
O Samu chegou a ser acionado mas ela já estava sem vida.

 

Texto- Krislei Oechsler
Jornalista- Escrivã PC.

Deixe um comentário