Boletins de urna mostrados em vídeo não são de MG nem provam fraude

Um vídeo em que aparecem boletins de urnas impressos com mais votos para Jair Bolsonaro (PL), presidente e candidato à reeleição, não mostra indícios de fraude eleitoral em Minas Gerais. Os papéis exibidos na filmagem são boletins de urnas utilizados no Rio de Janeiro, e estão afixados publicamente conforme disposto na Resolução 23.669 do TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Além disso, o autor da filmagem, que não foi identificado, em nenhum momento diz que o registro se trata de um indício de fraude eleitoral.

 

“O vídeo somente traz uma pessoa mostrando os vários boletins afixados dentro de um local de votação, que não é possível ser identificado. Portanto, o vídeo não demonstra nenhum indício de fraude”, informou o TRE-RJ (Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro).

 

Os boletins de urna servem apenas para conferência caso alguém venha a questionar o resultado ou deseje obter parciais da votação antes da conclusão da apuração oficial. Ao final da votação, cada equipamento imprime no mínimo cinco vias do boletim:

 

  • uma é afixada na zona eleitoral correspondente;
  • uma fica com o presidente da mesa;
  • uma com o fiscal presente no local;
  • e duas vão para o TRE responsável.

 

Uma dessas cópias enviadas à Justiça Eleitoral deve ser arquivada para eventuais consultas. O TRE-MG acrescentou que o fato de alguns boletins de urna apresentarem um resultado específico diferente do resultado geral da eleição não significa que houve fraude, e que os documentos podem ser comparados com aqueles que estão disponíveis no site do TSE para atestar que não houve desvio ou alteração.

 

No dia da votação do primeiro turno, o presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes, afirmou que as eleições ocorreram dentro da normalidade, e que não houve atraso na apuração e totalização dos votos. Jair Bolsonaro obteve 51,09% dos votos válidos contra 40,68% de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no estado do Rio de Janeiro. Já em Minas Gerais, Lula obteve 48,29%, contra 43,60% de Bolsonaro. Na totalização nacional, Lula venceu o primeiro turno com 48,43% dos votos contra 43,20% de Bolsonaro.

 

FONTE :JUSTIÇA ELEITORAL 

Deixe um comentário