Frente fria avança por SC com ventos assustadores

A frente fria que vai derrubar as temperaturas em Santa Catarina a partir desta sexta-feira (29) entrou no estado, na noite desta quinta-feira (28), com fortes rajadas de vento e chuva.

Em Chapecó, o Corpo de Bombeiros Militar informou que até as 22h não houve ocorrências relacionadas ao mau tempo. As 22h, cerca de três mil unidades estavam sem luz. Fortes rajadas de vento atingiram a cidade.

No município de Itá, os bombeiros foram chamados para remover uma árvore que caiu próximo de um mirante, por volta das 21h45. Também houve queda de árvore na SC-157 com obstrução parcial da rodovia.

Já na SC-283, em Seara, outra árvore caiu da rodovia, assim como na Linha Gavião, entre Planalto Alegre e Águas de Chapecó. Na SC-135, em Tangará, também a mesma situação.

Em Campos Novos, há relatos de destelhamentos em algumas localidades, segundo moradores. No bairro Aparecida, uma árvore caiu sobre uma residência, conforme os bombeiros. Não há informação de feridos.

A mesma situação na cidade de Lages onde uma árvore caiu na Rua Aliados Futebol Clube, no bairro Santa Mônica. Os bombeiros foram chamados as 21h40. Mais de 14 mil unidades consumidoras estavam sem luz até as 22h em 21 município da região.

SC em alerta

A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu três avisos meteorológicos nesta quinta-feira alertando para a ocorrência de temporais, ventos intensos, mar agitado, ressaca, alagamentos costeiros e declínio acentuado de temperaturas.

A aproximação e passagem de uma frente fria por Santa Catarina, provoca o retorno das chuvas ao estado entre a noite desta quinta e ao longo da manhã desta sexta-feira. Os alertas apontam para rajadas de vento moderadas a fortes em Santa Catarina. Também está previsto mar agitado e ressaca até o próximo sábado (30).

“Temos a aproximação de uma frente, principalmente nas regiões de divisa com o Rio Grande do Sul, o que provoca chuvas moderadas em todo o estado, com descargas elétricas”, destaca o meteorologista chefe da Defesa Civil, Murilo Fretta. “Depois disso, uma massa de ar polar derruba as temperaturas nos próximos dias, incluindo com temperaturas negativas”.

Para completar o “combo climático”, uma intensa massa de ar frio e seco provoca acentuado declínio das temperaturas no estado de Santa Catarina, já nas primeiras horas da sexta-feira. De acordo com a Defesa Civil, as menores temperaturas serão observadas no amanhecer da sexta e madrugada de sábado.

“A massa de ar polar se afasta e teremos novamente o aumento das temperaturas a partir da terça-feira, dia 2 de agosto”, completa Murilo Fretta.

Por ND +

Ventos fortes foram registrados em Chapecó –

Foto: Willian Ricardo/ND

Deixe um comentário