Artistas Natália Curioletti e Mauricio Huber encantam cerca de 300 crianças em apresentação de obra de literatura infantil em escolas de Blumenau

Literatura infantil nas escolas. Entre junho e julho, a artista Natália Curioletti apresentou, em formato de roda de contação de história e mediação lúdica, o livro Possibilidades, em sete escolas de Blumenau. A obra é a primeira produzida pelo casal Natália Curioletti e Mauricio Huber voltada ao público infantil. As ações nas escolas foram gratuitas e voltadas para alunos das instituições contempladas: EBM Conselheiro Mafra; EEB Emílio Baumgart; EEP Pedro II; EEB Santos Dumont; EEB Bruno Hoeltengebaum; EEB Cel Pedro Christiano Feddersen, e EIM Willy Müller. Cerca de 300 crianças foram contempladas pela ação e receberam gratuitamente um livro.

“Experiências como essas são enriquecedoras para o desenvolvimento das crianças. Aprender através da arte, de forma lúdica é muito mais prazeroso e significativo. O desenvolvimento desses projetos na escola, com certeza contribuem para a formação integral dos alunos”, afirma Andréia Jacobs, assistente técnico pedagógica da EEB Santos Dumont. 

Para a coordenadora da E. E. B. Bruno Hoeltgebaum, Adriana Nair da Silva de Carvalho, ações como a do projeto Possibilidades despertam curiosidade. “Foi fantástico receber a Natália com a leitura do livro Possibilidades. A história envolveu os alunos, despertando neles curiosidade e imaginação. Todos participaram e adoraram a história e cada um recebeu um exemplar que com certeza vai estimular à leitura”, diz. 

O texto do livro Possibilidades é de Natália Curioletti, as ilustrações são de Mauricio Huber, o projeto gráfico é de Lanznaster Design e a coordenação editorial é de Soila Freese. “O livro trata da capacidade de olhar, ver e imaginar. A imaginação e o jogo lúdico são encantadores nas crianças e na arte. Mauricio e eu sempre nos divertimos e nos emocionamos com os retornos das crianças quando ouvem as contações de histórias, quando vêem os espetáculos de teatro ou quando apreciam as pinturas e desenhos. Nos interessa o modo como elas expressam o que sentiram através das experiências estéticas”, explica Natália Curioletti.   

“Penso que esses movimentos na escola resgatam a imaginação da criança e o riso espontâneo deles depois de dois anos afastados de tudo por conta da pandemia”, acrescenta a coordenadora pedagógica da escola EEB Emílio Baumgart, Renata Linhares dos Santos.

O projeto Possibilidades é realizado pela Old Friends Art Studio Ltda e é contemplado pelo 2º Prêmio Herbert Holetz, do Fundo Municipal de Apoio à Cultura de Blumenau, edital 004/2019. Acompanhe pelo www.instagram.com/natalia.curioletti 

Nane Pereira
Jornalista | Santa Catarina

Deixe um comentário