Indaial promove educação alimentar e nutricional de qualidade na rede municipal de ensino

Em junho, a Secretaria de Educação iniciou a prática de oficinas relacionadas à educação alimentar e nutricional nas instituições de ensino, uma ação em parceria com o Projeto Crescer e Semear.

No mês de junho, a Prefeitura de Indaial, através da Secretaria de Educação, iniciou a prática de oficinas relacionadas à educação alimentar e nutricional nas instituições de ensino, uma ação promovida em parceria com o Projeto Crescer e Semear. Até o momento, as atividades foram realizadas com alunos do Colégio Municipal de Indaial, porém, no decorrer do ano, as oficinas também serão organizadas nas demais Escolas e Unidades de Educação Infantil da rede municipal de ensino.

O evento de abertura dessas práticas aconteceu em 1º de junho, no Colégio Municipal de Indaial, e contou com a participação da Chef Funcional, Lidiane Barbosa, e do YouTuber Gustavo Pórco, do Canal Indavírus. Na ocasião, alunos do 5º ao 9º ano assistiram uma palestra sobre o consumo de alimentos in natura e minimamente processados a fim de alertar os estudantes sobre a importância das escolhas alimentares, leitura e entendimento dos rótulos dos alimentos. Assim, também foi possível provocar discussões a respeito da adoção de hábitos alimentares por vontade própria ou pela descoberta de alergias ou intolerâncias.

Além disso, a Chef Lidi Barbosa aproveitou a oportunidade para prestar um agradecimento especial às cozinheiras da alimentação escolar, proporcionando um momento dedicado à valorização do importante trabalho desenvolvido por essas profissionais nos espaços educacionais.

Com a oficialização do início das atividades do Projeto Crescer e Semear nas escolas, na primeira semana de junho foram realizadas oficinas com as turmas do Colégio Municipal de Indaial, envolvendo desde a contação de histórias até a experiência da “Caixa Surpresa”, em que os alunos são desafiados a identificar, através do tato, os alimentos que se encontram dentro de uma caixa para depois experimentá-los. Os estudantes tiveram ainda a oportunidade de colocar a mão na massa, recebendo também um conjunto com avental, touca e cartilha sobre educação nutricional.

Dessa maneira, a partir das oficinas é possível mostrar aos alunos que alimentos saudáveis podem ser gostosos e divertidos, despertando o hábito de preparar refeições a partir de alimentos in natura.

A Prefeitura de Indaial, através da Secretaria de Educação, oficializou o convênio com o projeto em dezembro de 2021. Assim, a partir deste ano, o Crescer e Semear irá proporcionar aos estudantes educação alimentar, nutricional, financeira e socioambiental de forma lúdica, demonstrando na prática que alimentação saudável também pode ser saborosa. O projeto oferece ainda, aos cozinheiros dos espaços escolares, técnicas e preparações gastronômicas que aliam nutrientes, sabores e aproveitamento integral dos alimentos.

“É muito gratificante ver a alegria e empolgação dos alunos durante as oficinas. Além de proporcionarmos essas experiências no ambiente escolar, estamos também oferecendo educação nutricional e alimentar, o que auxilia na saúde e bem-estar da criança e do adolescente. Não há dúvidas de que o Projeto Crescer e Semear, em conjunto com o trabalho já desenvolvido pelas nutricionistas da SED e professores da rede municipal de ensino, trará vivências únicas aos estudantes”, ressalta o secretário de Educação, Márcio Selhorst.

COMUNICAÇÃO INDAIAL

Deixe um comentário