CEIs de Blumenau e Ilhota recebem oficinas do projeto Vivências Teatrais na Educação Infantil

De fevereiro a março deste ano, professores e crianças de 4 a 5 anos, de duas instituições receberam seis oficinas/aulas gratuitas da ENTRE-teatroperformativo

Artes cênicas na escola. De fevereiro a março deste ano, professores e crianças de 4 a 5 anos, de dois Centros de Educação Infantil, o CEI Edgar Sasse, em Blumenau, e o CEI Professora Gianna, em Ilhota, receberam seis oficinas/aulas gratuitas do projeto Vivências Teatrais na Educação Infantil, da ENTRE-teatroperformativo. As ações foram ministradas pelo ator, produtor cultural e professor de teatro, Rafael Koehler, à frente da ENTRE-teatroperformativo e contaram com intérprete de Libras.

Presente nas ações, a professora Suzilei Barbosa, do CEI Professora Gianna, de Ilhota, comenta que as ações do Projeto Vivências Teatrais na Educação Infantil foram uma experiência gratificante. “Nas dinâmicas todos os educadores interagiram, compartilhando os seus conhecimentos e elogiaram a formação/oficina”, diz Suzilei. “As crianças no período vespertino participaram ativamente nas dinâmicas e brincadeiras, interagindo e criando novas formas de expressividade corporal”, acrescenta.  

“A oficina ministrada pelo professor Rafael Koehler, possibilitou às professoras e crianças a ampliação da sensibilidade corporal, pois foram experiências práticas com brincadeiras e jogos teatrais e teóricos apresentando a importância do teatro para a vida”, afirma a professora do CEI Edgar Sasse, Maristela Pitz. “Foram encontros lindos de muita troca. Essas vivências, tão importantes, só foram possíveis graças aos projetos de Lei de Incentivo à Cultura”, conclui Maristela. 

O ator, produtor cultural e professor de teatro, Rafael Koehler, responsável por ministrar as oficinas, reafirma que o projeto é importante por proporcionar vivências teatrais como introdução do teatro na educação infantil. “Tanto com experiências práticas com as crianças, quanto com a prática e teoria debatida com as Profissionais da Educação, sendo todas as ações a partir do corpo, para pensarmos e vivenciarmos uma Educação Sensível que respeite e trabalhe a partir das potencialidades dos diferentes corpos”, declara Koehler.

O Projeto Vivências Teatrais na Educação é aprovado pelo Edital Aldir Blanc 2021, executado com recursos do Governo Federal e Lei Aldir Blanc de Emergência Cultural, por meio da Fundação Catarinense de Cultura. Acompanhe as novidades do projeto pelo www.instagram.com/entre_teatroperformativo

MINISTRANTE DA OFICINA/AULA
Rafael Koehler é ator, diretor, produtor cultural e professor de Teatro, brasileiro. Com 20 anos de experiência no Teatro, é integrante da ENTRE-teatroperformativo – cia que abarca os trabalhos e parcerias do artista investigando a relação ENTRE Teatro, Performance e Educação. É graduado em Artes, com Bacharelado e Licenciatura em Teatro – Interpretação Teatral, pela Universidade Regional de Blumenau (FURB); e Mestre em Educação, com a pesquisa “Teatro na Educação Infantil: entre o jogo e a performance”, pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Nane Pereira
Jornalista | Santa Catarina

Deixe um comentário