Procrastinação

A procrastinação é uma queixa comum na clínica psicológica.
Essa palavrinha difícil, que até enrola a língua pra falar, significa aquele “deixar pra depois”, perder prazos e, principalmente, deixar de fazer aquilo que racionalmente sabe que deveria fazer.
De onde nasce a procrastinação?
Observa-se que, apesar de cada pessoa ter sua história e o fenômeno sem si ser visto como multifatorial, a procrastinação anda de mãos dadas com o perfeccionismo e a autocritica.
Você já ouviu aquele ditado: “melhor feito que perfeito”?
O perfeccionismo pode causar um bloqueio do movimento, do fazer, levando a procrastinação. E quando o Fazer acontece, a pessoa perfeccionista não consegue se sentir realizada pelo que fez, devido a autocritica que o perfeccionismo impõe.
Esse perfeccionismo pode ter nascido lá atrás na história da pessoa – vamos falar em outro momento sobre as vivencias que podem nos levar a esse comportamento – mas o passo inicial para o bem-estar e “superar” a procrastinação é dar-se conta dessa interrupção de movimento e permitir-se mais liberdade, permitir-se ousar e permitir-se errar inclusive. Esse é um caminho a se percorrer, dando mais espaço para a autenticidade e sentimento de realização.

Psicóloga Esther Laemmel
CRP 12/18758

ACESSE NOSSO GRUPO – https://chat.whatsapp.com/GiPXPV2QfPg0gcdWKZHe9M

Deixe um comentário