Dando sequência às ações do Educação Permanente, foi realizada, nos dias 24 e 25, a palestra com o tema “Prescrição Segura”, ministrada pela Farmacêutica Adrieli de Sousa.

O evento teve como público alvo a equipe de enfermagem e contou com a presença de colaboradores de diferentes setores, como UTI, Pronto Socorro, Centro Cirúrgico e CCIH.

No primeiro momento da palestra, destacou-se a importância das cinco etapas do uso de medicamentos, que envolvem a prescrição, verificação, dispensação, administração e monitoramento.

Na sequência, foram apresentados dados estatísticos relacionados a prescrição de medicamentos em âmbito hospitalar e os principais fatores que eventualmente levam ao erro de medicação, que estão atrelados a prática profissional a produtos de saúde, procedimentos e sistemas, incluindo prescrição, comunicação de solicitações, rotulagem, embalagem e nomenclatura de produtos.

Posteriormente, abordou-se o tema prescrição, em que se buscou destacar a importância desta etapa no tratamento dos pacientes, que pode ser feita de forma manual, impressa ou virtual.

Por fim, foram destacados itens essenciais para a prescrição segura dos medicamentos, tais como identificação do paciente, prescritor e data da prescrição. Outros itens importantes destacados na palestra foram legibilidade, que oferece riscos devido à má caligrafia (o HBR utiliza prescrições eletrônicas/impressas), uso de abreviações e prescrições verbais, que devem ser utilizadas somente em casos de urgência e emergência.

A palestra deu sequência às ações do Educação Permanente, programa que o HBR disponibiliza aos seus colaboradores e prestadores de serviço, garantindo atualização continuada do conhecimento necessário para as práticas seguras na saúde.

Deixe um comentário