27ª edição do FAM é lançada com grande presença de público

Neste sábado, um evento cultural ao ar livre marcou o lançamento da maratona de cinema, com 90 filmes de 11 países, fórum e encontro de mercado audiovisual, de 21 a 27 de setembro

A 27ª edição do Festival Internacional de Cinema Florianópolis Audiovisual Mercosul – FAM 2023 foi lançada com apresentações culturais e sessão de cinema ao ar livre neste sábado, 16, na Praça Forte São Luiz, na Avenida Beira-Mar Norte. O lançamento foi uma realização da Prefeitura de Florianópolis por meio da Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte e a Fundação Franklin Cascaes. Num fim de tarde ensolarado, o público, em grande parte crianças, veio conferir o evento, que inaugurou as atividades na nova praça da cidade e lançou a programação do FAM 2023, que inicia na quinta, 21, e segue até 27 de setembro.
A programação contou com uma apresentação da Associação Folclórica Boi de Mamão do Pantanal, feira de artesanato e exibição ao ar livre de três filmes catarinenses, a animação “A Árvore de Alfajor”, dirigida por Marcela Soares, o documentário “Entrando no País das Maravilhas”, de François Muleka, e a estreia da ficção “Macumba: Folclore de Família”, dirigida por Aline Andrade.
“Florianópolis abraça o festival e cada vez mais vamos transformar a capital na cidade do audiovisual. Estamos muito felizes em fazer este lançamento em praça pública”, comemorou o prefeito de Florianópolis, Topázio Neto, que convidou para as atividades, a mostra de 90 filmes de 11 países, o 7º Encontro de Coprodução do Mercosul ECM+LAB e o Fórum Audiovisual Mercosul.
Para a presidente da Fundação Franklin Cascaes, Roseli Pereira, “é uma honra estar aqui abrindo o 27º FAM, participei desde a primeira edição, uma vida inteira do Celso dos Santos e Denise Naccari, criadores do FAM, dedicada ao cinema e perpetuada através dos filhos. Esta é a primeira programação cultural nesta praça, para que as pessoas saibam e se aproximem da programação”. A praça fica entre o Beiramar Shopping, onde serão as sessões de cinema, no CineShow, e o Majestic Palace Hotel, local do ECM e do Fórum Audiovisual. O outro espaço do FAM este ano é o IFSC Campus Florianópolis.
“O festival leva o nome da nossa cidade para o mundo”, lembrou Tiago Santos, diretor executivo da Panvision, realizadora do Festival, agradecendo a prefeitura, patrocinadores e apoiadores, e convidando o público para as atividades. Marilha Naccari, diretora de Programação do FAM, agradeceu e reforçou que as mostras trazem obras recentes, lançamentos e coproduções entre diversos países. O evento teve a presença ainda de Mara Salla, coordenadora do curso de Cinema da Unisul, que destacou as produções catarinenses presentes no festival, incluindo a estreia de “Macumba: Folclore de Família”, que contou com a presença da equipe do filme nesta primeira sessão do festival.
A programação completa das atividades do FAM 2023 pode ser conferida no site www.famdetodos.com.br/programacao e nas redes sociais (@famdetodos).
Consulte a classificação indicativa e as medidas de acessibilidade para as diversas atividades.
O 27º Florianópolis Audiovisual Mercosul – FAM 2023 é produzido com o patrocínio ANCINE – Agência Nacional do Cinema e Sebrae. Através da Lei de Incentivo à Cultura, tem o patrocínio Itaú Unibanco. Realização da Associação Cultural Panvision, Muringa Produções Audiovisuais, Prêmio Catarinense de Cinema, Fundação Catarinense de Cultura, Estado de Santa Catarina, Ministério da Cultura, Governo Federal União e Reconstrução.

fonte :DANI LOTTERMANN

Deixe um comentário