1º Encontro de Improviso de Blumenau ocorre em formato online de 6 de junho a 3 de julho

Todas as atividades são gratuitas e voltadas a estudantes e profissionais de artes cênicas e artes em geral e à toda comunidade interessada pelo tema

Improviso de teatro em destaque. De 6 de junho a 3 de julho, acontece o 1º Encontro de Improviso de Blumenau, em formato online, com dois espetáculos de improviso, duas oficinas e duas rodas de conversa, voltado a estudantes e profissionais de artes cênicas e artes em geral e à toda comunidade interessada pelo tema. Entre os dias 6 e 22 de junho, ocorre a oficina “Catch Impro – Lutas de Improvisação”, com o ator, improvisador, diretor teatral e professor, José Luiz Saldaña. No dia 12 de junho, acontece a roda de conversa “Escola do Ator Cômico e a Improvisação Teatral na Formação do Ator”, com a atriz e diretora teatral, mestra em Teatro, Pita Belli, e o ator, professor de mímica, clown e commedia dell’arte, Mauro Zanatta. Já nos dias 17, 18 e 19 de junho ocorre a Oficina “Rapsódia”, com o ator, improvisador, palhaço e professor, Allan Benatti. No dia 3 de julho, finalizando o Encontro, haverá a mesa de bate-papo sobre o processo do projeto “128 bit reality”, uma produção da atriz Aline Bourseau (Cia de Teatro Contemporâneo), com direção de Frank Totino. Todas as ações são gratuitas e os links para as inscrições estão disponíveis pelo www.instagram.com/pinoiaimpro

“No evento vamos ter a oportunidade de proporcionar um espaço de troca entre improvisadores dos mais diferentes lugares do Brasil e do mundo e também com o público”, afirma a atriz e proponente do projeto Ester Graf. “O Encontro se propõe a discutir a interação entre o virtual e o palpável; que tem tudo para ser marcado pelo doce da nostalgia e o agridoce da novidade, com cursos, rodas de conversa e apresentações, tudo à disposição do público”, conclui a artista. 

“O 1º Encontro de Improviso de Blumenau tem por objetivo propiciar momentos de formação e instigar diálogos de fomento e de troca entre os participantes. Pretendemos, como resultado, não apenas a formação de atores e profissionais do Teatro e da Comédia em técnicas e formatos, mas também firmar a Improvisação como linguagem interligada por uma cena a nível estadual cada vez mais emergente”, acrescenta a produtora cultural Ruth Rodrigues. A equipe de trabalho conta ainda com o ator e produtor Lucas Henck na assistência de produção.

O projeto 1° Encontro de Improviso de Blumenau, de Ester Graf, é patrocinado pelo Prêmio Herbert Holetz, do Fundo Municipal de Apoio à Cultura de Blumenau.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA
1º ENCONTRO DE IMPROVISO DE BLUMENAU
Todas as ações são gratuitas e os links para as inscrições estão disponíveis pelo www.instagram.com/pinoiaimpro

OFICINA ONLINE: “Catch Impro – Lutas de Improvisação”, com José Luiz Saldaña
Dias 6, 8, 13, 15, 20 e 22 de junho, das 20h às 22h (BR): Oficina
Dia 25 de junho, das 15h30 às 17h (BR): Apresentação do resultado da oficina
Metodologia: oficina prática on-line, com o formato esportivo de Catch Impro (formato francês de competição). Em um primeiro momento serão polidas as ferramentas narrativas e habilidades técnicas para contar uma história improvisada para depois abordar alguns dos diversos jogos e desafios (tanto de história, como de destreza). No fim do curso serão formadas duplas ou trios, que escolherão um tema para incorporar suas personagens e que vão competir entre si para demonstrar qual é a melhor improvisando, enfrentando-se na apresentação cênica final do resultado da oficina.
Destinado a: pessoas com nível idealmente intermediário de Improvisação Teatral, ou que tenham as noções básicas da técnica
Idade mínima: 18 anos
Total de vagas: 24 (por ordem de inscrição)
Carga horária: 6 encontros de duas horas cada, totalizando 12 horas de oficina + 1 encontro para a apresentação.

RODA DE CONVERSA: “Escola do Ator Cômico e a Improvisação Teatral na Formação do Ator”, com Pita Belli e Mauro Zanatta
Dia 12 de junho, às 19h
Conteúdo abordado: A conversa tem por objetivo aproximar os profissionais da Comédia e da Improvisação, bem como o grande público, de parte de sua história, escrita no Sul do Brasil. Este encontro visa formação histórica; foi idealizado e construído de forma a situar os participantes da edificação do momento aqui e agora em que nos situamos como profissionais e plateia através da exposição da facilitadora de suas experiências com a Improvisação. A Escola do Ator Cômico sob a supervisão de Mauro Zanatta desenvolveu um método onde trabalha sobre o indivíduo no resgate da espontaneidade por meio de jogos teatrais.
Metodologia: encontro no Zoom
Destinado a: aberto ao público
Idade mínima: classificação livre
Total de vagas: não há limitação.

OFICINA ONLINE: “Rapsódia”, com Allan Benatti
Dias 17 de junho, das 19h às 22h
Dias 18 e 19 de junho, das 14h às 17h
Dia 19 de junho, às 19h: Apresentação do resultado da oficina “Rapsódia”
Metodologia: Em três dias de oficina, os improvisadores receberão treinamento para a apresentação de um espetáculo long form com direção ao vivo e também improvisada.
Importante: para que a/o improvisador(a) participe do espetáculo é necessário ter 100% de presença na oficina.
Destinado a: pessoas interessadas e dispostas a se apresentarem
Idade mínima: 16 anos
Total de vagas: 18 (por ordem de inscrição).

MESA DE BATE-PAPO: sobre o processo do projeto “128 bit reality”, uma produção de Aline Bourseau (Cia de Teatro Contemporâneo), com direção de Frank Totino
Dia 3 de julho, às 17h (BR) às 14h (CA)
É um projeto internacional de audiovisual de uma websérie que se encontra em construção, iniciado em agosto de 2020 em plena pandemia. O projeto conta 11 atores de diversos países e cidades do mundo, entre França, Peru e Brasil, assim como por cidades brasileiras distantes, como Rio de Janeiro, Santa Catarina, São Paulo e um diretor no Canadá. A dramaturgia foi desenvolvida utilizando a metodologia e técnica da Improvisação, onde a história foi sendo descoberta ao mesmo tempo que realizada. Enredo: História de Lucy, que é a roteirista da história. Ela chefia um grupo de pessoas que trabalham para criar um programa de entretenimento virtual. Tal programa foi originalmente projetado para fornecer um senso de conexão às pessoas que são forçadas a ficar em casa continuamente. As questões começam a aparecer quando Lucy começa a analisar suas próprias escolhas, se estas também não seriam inventadas pela tecnologia IA (inteligência artificial), ou se as pessoas com quem ela trabalha on-line, mas nunca conheceu na realidade física, também poderiam ter sido inventadas por ela mesma e pela IA.
Metodologia: encontro no Zoom
Destinado a: aberto ao público
Idade mínima: classificação livre
Total de vagas: não há limitação.

*Todas as atividades (com exceção das apresentações de 19 e 25 de julho), serão realizadas pelo Zoom;
*As apresentações das oficinas dos dias 19 e 25 de julho serão apresentadas ao público pelo Canal
*As apresentações para o público de “Catch Impro – Lutas de Improvisação” e “Rapsódia” contarão com a presença de uma intérprete e tradutora em LIBRAS.

Nane Pereira
Jornalista | Santa Catarina

Deixe um comentário